icon

LAR MÃE MARIA

shape
shape

Efeito  da pandemia no desenvolvimento da linguagem na Instituição Lar Mãe Maria

Efeito  da pandemia no desenvolvimento da linguagem na Instituição Lar Mãe Maria

O impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças pode provocar prejuízo no nível motor, social, comunicativo e Linguístico.

O isolamento social que alterou o ambiente sonoro, o que pode afetou o desenvolvimento de linguagem e de audição, particularmente das crianças menores de 5 anos.

As dificuldades ficaram ainda mais evidentes para aquelas que já apresentavam  alguma alteração como perdas auditivas, visuais, motoras e intelectuais.

O desenvolvimento das crianças, depende de interações sociais e comunicativas com adultos e com outras crianças, o que ocorre nas reuniões sociais, familiares e, principalmente, na escola.

A diminuição da exposição à comunicação oral afeta o aparecimento e aperfeiçoamento da fala, aprendizagem e até mesmo da capacidade de pensamento abstrato.

A pandemia causou perdas na quantidade e qualidade de sons aos quais a criança é exposta;

A diminuição dos ruídos de fundo (barulhos) pode ser benéfica para o aprimoramento da audição, porém quanto menos palavras escutar pior será o desenvolvimento do pensamento e da linguagem.

  • Estes dispositivos não interagem; a criança fica passivamente assistindo, o que não contribui para o desenvolvimento de fala e da linguagem.
  • os dispositivos eletrônicos podem ser um instrumento útil de comunicação com amigos, parentes, mas para serem efetivos no desenvolvimento infantil devem ser usados com a mediação de um adulto. Ler livros no formato eletrônico, contando a história e interagindo auxilia no enriquecimento de vocabulário e aprendizado.
  • constitui como uma medida que dificulta o processo comunicativo e social dos bebés e crianças;
  • O processo de comunicação não verbal fica condicionado;
  • A criança apenas visualiza os olhos do adulto, tendo mais dificuldade em reconhecer expressões faciais, bem como o ponto e modo articulatório dos sons da língua portuguesa;
  • Em crianças que apresentam atrasos do neurodesenvolvimento estas limitações podem trazer repercussões ainda mais acentuadas;
  • Está intimamente relacionada com o desenvolvimento prévio das competências comunicativas e linguísticas, pelo que, se estas se encontram alteradas, também a aprendizagem da leitura e da escrita será afetada.
  • É fundamental detetar precocemente estas dificuldades ou os sinais de alerta que possam indiciar algum tipo de atraso no desenvolvimento. Em caso de dúvida, não hesite em contatrar um profissional habilitado que possa esclarecer as suas dúvidas.

Causa impacto no desenvolvimento social e emocional das crianças e adolescentes;

  • A falta de experiência com a interação leva a menor habilidade para interagir com seus pares e com adultos;
  • A escolarização online não tem a mesma qualidade de exposição social que o ensino presencial;

Converse bastante com seu filho.

  • Proporcione um ambiente comunicativo em que ele tenha espaço para se manifestar, de acordo com sua idade;
  • Respeite a vez de cada um falar, escute com atenção e valorize suas manifestações, mesmo que ainda seja pequeno.
  • E aos poucos vamos retornando, e deixando para traz esses dois anos que foram de aprendizado a todos.

(Fonoaudióloga Susan Caroline Simão)

 

Abrir bate-papo
Fale com o Lar Mãe Maria❕
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?